Apresentação

Finalidade


O Xazan é um framework destinado a  implementação de sites e aplicações web. Organiza os códigos fontes das linguagens existentes (HTML, JavaScript, Sql, Css) e oferece geradores de HTML (tabular e ficha) além da opção do layout livre (definido integralmente pelo usuário).

O layout livre utiliza uma abordagem semelhante às linguagens de script, onde as páginas dinâmicas do Xazan mesclam variáveis ao código html (

<table>
     <tr>
        <th>nome</th>
        <th>telefone</th>
    </tr>
    <!--*-->  <!-- início bloco de repetição - montado para cada linha retornada pela execução do sql da página-->
     <tr>
       <td>:nome_cliente</td> <!-- a variável ":nome_cliente" será substituída, a cada linha retornada pela execução do sql, pelo valor correspondente -->
       <td>:telefone</td>     <!-- o mesmo para ":telefone" -->
   </tr>
   <!--/*-->  <!-- fim bloco de repetição -->
</table>

). Adicionalmente, mesclam, também, componentes ao código html (meucomporico)

Diferentemente das linguagens de script, as páginas dinâmicas do Xazan não misturam a declaração e execução do sql (ou acesso a classes) com o código html, o qual é utilizado apenas para formatar a página, facilitando bastante o design e a manutenção do sql. Essa diferença se propaga em vários outros elementos, como as formuários (action), os elementos visuais, folhas de estilo, scripts, facilitando bastante a visibilidade dos códigos. O Xazan monta tudo no momento da execução!

Comandos para montagem de páginas, acesso a banco de dados, envio de emails, montagem de Relatórios, Upload de arquivos, entre outros, oferecem um alto nível de serviço aos seus utilizadores.

Orientado a componentes, sua estratégia consiste em um padrão de organização para os diversos componentes de uma aplicação web. Constitui um banco de dados (metadados) para armazenagem das estruturas / componentes da aplicação e, com isso, promove sua autodocumentação (projeto físico). Tarefas complexas são subdivididas em outras simples, facilitadas por interfaces que assistem na sua execução.

Componentes Ricos (autocomplete, comboboxes aninhados, árvore, gráficos, spin-edit, accordion, entre outros) possibilitam criação de páginas ricas de forma simples e assistida.
 
 

Motivação


Felizmente nos dias de hoje encontramos uma vasta gama de recursos tecnológicos para aplicações / sites na web. Por outro lado, administrar a utilização e saber como usar  esses recursos se tornou um desafio.

O Xazan se posiona como uma ferramenta não só para colecionar e administrar mas também para facilitar o uso das tecnologias web.

Estrategicamente, utiliza o conceito de componentização para encapsular os recursos em componentes funcionais e visuais, possibilitando o reaproveitamento e a racionalização do seu uso.

Em síntese, além de documentar as suas apps, abstrai o conhecimento necesário a utilização das diversas tecnologias que incorpora.  
 

Vantagens


Performance, segurança, estabilidade, robustez, recursividade e completude são características marcantes das aplicações Xazan (Xazan Apps).

A principal vantagem está justamente na facilidade de utilizar diversos recursos, muitas vezes complexos e que demandariam um esforço de conhecimento considerável para sua utilização.

Sua característica mais importante é a autodocumentação das apps: aumenta o ciclo de vida, facilita o reaproveitamento e proporciona a independência do seu desenvolvedor